Entenda como funciona a terceirização de estacionamentos

Gerenciar um estacionamento por conta própria é uma responsabilidade que muitas empresas preferem não ter. Isso porque investir recursos e esforços em uma área de apoio pode ser muito desgastante. É preciso se preocupar com toda a infraestrutura do local, sistemas de segurança, treinamento de pessoal e acompanhar as inovações tecnológicas para ter um serviço de boa qualidade.

Além de cuidar das atividades principais do negócio, ter que dividir a atenção com a gestão do estacionamento requer muito jogo de cintura. Empresas pequenas, que possuem um baixo fluxo de entrada e saída de veículos, ainda conseguem gerir sozinhas seu estacionamento. Basta investir um pouco na infraestrutura e em segurança, para evitar a ocorrência de sinistros.

Para as empresas de médio e grande porte a melhor opção é a terceirização do estacionamento. Passar o controle para aqueles que são especialistas é um modo de poupar recursos, já que a terceirizada têm o know-how e as ferramentas necessárias para gerenciar o estacionamento com eficácia.

Antes de começar a analisar propostas para mudar de gestão, é preciso entender como funciona a terceirização de estacionamentos.

Como a terceirizada trabalha?

A empresa terceirizada pode fazer algumas alterações ao começar a utilizar o estacionamento, otimizando ao máximo o espaço físico. Ela pode revitalizar o local para que atenda às necessidades do contratante. Seja a pintura das paredes, remarcação das vagas, instalação de equipamentos de controle, colocação de cancelas nas entradas, câmeras de segurança, entre outros. A terceirizada faz todas as melhorias que julgar necessárias para que a dinâmica no estacionamento tenha o melhor desempenho possível.

Com a terceirização de estacionamentos, é a terceirizada que será responsável por administrar todo o local. Ela deve treinar os funcionários para prestar um atendimento cordial, ter sistemas que garantam a segurança dos veículos e ter um controle de entrada e saída eficaz. Também estará sempre em busca de aperfeiçoamento e aplicação de novas tecnologias que melhorem o serviço prestado.

A personalização do atendimento é outro ponto cuidadosamente pensado para o perfil da empresa contratante. Em conjunto, é determinado o tipo de abordagem e recepção que os usuários terão ao chegar no estacionamento. Inclusive, é possível escolher o estilo de uniforme que os funcionários terceirizados irão usar, para que fique de acordo com o padrão da empresa, como é o caso de alguns hotéis.

Como a contratante pode monitorar o trabalho?

A contratante pode solicitar alguns ajustes no serviço para o adequar melhor às suas expectativas e garantir que tudo esteja de acordo com a cultura da empresa. Assim, o primeiro e último contato do visitante será acompanhado pelo mesmo padrão de qualidade das outras atividades daquele estabelecimento.

A opção de ter manobristas também deve ser considerada para trazer mais comodidade para os motoristas. Dependendo de como for a disposição do espaço do estacionamento, esse serviço pode aumentar a agilidade das entradas e saídas dos veículos, resultando em redução do tempo de espera e de acidentes leves no percurso.

Existem vários benefícios na terceirização de estacionamentos e cada empresa pode buscar pela opção que melhor a atenda. E nada melhor do que contar com uma empresa especialista e referência no mercado. Clique aqui e fale com um dos nosso consultores!