4 dicas para tornar o seu estacionamento inteligente

Ao procurar um local para estacionar, o que o cliente mais busca é comodidade, segurança e agilidade. Por conta dessa necessidade, investir em maneiras de otimizar o funcionamento do seu estacionamento é algo extremamente necessário e que deve ser constante, como é o caso de um estacionamento inteligente.

Para isso, muitas tecnologias surgiram e continuam surgindo ao longo dos últimos anos. Portanto, o conjunto de várias delas dentro de um sistema único é chamado de estacionamento inteligente.

No entanto, a necessidade tecnológica ultrapassa as questões de comodidade do usuário e atinge um papel muito mais abrangente, como a mobilidade dentro dos centros urbanos.

Prova disso são as pesquisas que apontam que os estacionamentos exercem uma função fundamental dentro da mobilidade urbana.

A INRIX afirmou que um motorista passa em média 20 minutos procurando uma vaga livre. Enquanto isso, dados levantados pelo IBM mostram que cerca de 30% do tráfego nos centros urbanos é gerado por veículos que estão procurando um lugar para estacionar.

Assim, realizar um bom atendimento e contribuir para a mobilidade é algo que todo estacionamento busca. Pensando nisso, separamos algumas dicas de implementações para tornar o seu estacionamento inteligente.

Vale ressaltar que este conceito não se refere a uma tecnologia específica mas, sim, a um conjunto de instalações funcionando interligadamente. Por mais que possam parecer coisa “do futuro”, algumas delas são medidas relativamente simples de serem adotadas.

1 – Migrar para cartões ou pagamentos via crédito direto

Incentivar a mudança das formas de pagamento para os meios digitais ou até passar a adotar apenas uma delas é uma solução que não só agiliza os processos, mas também acrescenta na segurança.

Além dos cartões, outra opção que está bem famosa na atualidade é o de crédito direto. Nessa modalidade, o motorista se cadastra em um app que o valor é automaticamente cobrado quando o mesmo utiliza um determinado estacionamento.

Essa última opção seria o mais ideal, pois, o tempo de pagamento é reduzido totalmente, porém, muitos ainda preferem utilizar os cartões convencionais.

2 – Leitura automática de placas de veículos

Outra solução simples para a segurança é a leitura automática de placas, um sistema que relaciona o ticket recolhido a um carro específico.

Assim, esse sistema reduz o tempo e facilita totalmente os processos de reconhecimento no caso de conflito na retirada de veículos, garantindo para o cliente uma estadia segura e confiável dentro do estacionamento em questão.

3 – Totens de marcação para vagas

Talvez a incrementação de estacionamento inteligente mais famosa, os totens de marcação já podem ser encontrados em vários lugares, como nos estacionamentos de shoppings, por exemplo.

O seu funcionamento é simples e útil. Cada vaga possui um sensor óptico que detecta se existe um carro ocupando-a, acima dessa vaga existe uma luz que indica na cor verde as vagas livres, em vermelho as ocupadas e em azul as preferenciais.

Todo esse sistema é ligado a um painel que indica na entrada do estacionamento quantas vagas disponíveis ele possui, que também pode ser posicionado em cada corredor interno do complexo.

Os resultados de otimização de tempo desse sistema é gigantesco, visto que o motorista reduz muito o tempo de procura de vaga, tanto dentro quanto fora do estacionamento.

4 – Aplicativos de estacionamento 

Por mais que ainda não seja tão comum, essa é, atualmente, a principal e mais eficiente ferramenta para um estacionamento inteligente.

Com esse aplicativo, além do já citado crédito direto, o cliente tem inúmeras utilidades ao seu dispor que otimizam muito o seu tempo.

Dentro do app ele tem a possibilidade de, antes mesmo de sair de casa, localizar o estacionamento mais próximo do seu destino, verificar o número de vagas disponíveis dentro do horário previsto e ainda reservar uma vaga para ele.

Isso torna o processo mais ágil e prático em praticamente todas as etapas, sem contar na experiência do cliente que será estimulado a utilizar o serviço mais vezes.

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