Compliance para estacionamentos: o que é e como funciona

O Compliance para estacionamentos é uma tendência empresarial que surgiu a partir de uma necessidade de garantir e demonstrar a índole do negócio.

A busca pelas pequenas, médias e grandes empresas por mais transparência está cada vez mais ampla a fim de tornar os seus processos seguros e confiáveis, não tratando apenas de uma questão de ética mas também da preservação da imagem.

Porém, quando falamos de ética, é importante frisar que isso não compete apenas às práticas que estão fora da lei, existem muitas maneiras de articular determinadas ações para que elas permaneçam legais, mas que são questionáveis moralmente.

Dentro do segmento de estacionamentos existem muitas pessoas que desconfiam ou tiveram experiências desagradáveis tais como: carros batidos, pertences desaparecidos, multas e etc. Todos já ouviram alguma história assim, certo?

Esse tipo de ocorrido não mancha apenas a imagem do estacionamento específico, mas também de todo o segmento, criando-se assim, um preconceito em volta de determinada área.

Dentro desse cenário de más impressões e atitudes desonrosas, como podemos garantir tanto para que os membros da empresa cumpram suas atividades de maneira ética quanto para que o cliente tenha segurança em utilizar o nosso serviço?

O que é compliance? 

Vindo do verbo  em inglês to comply, o termo significa em sua essência “estar conforme os padrões éticos, lei e padrões internos e externos”.

Basicamente compliance é uma forma de padronizar as atividades internas da empresa baseando-se em “boas práticas”, realizando isso através de uma espécie de conduta que deve ser seguida por todos os membros de empresa.

O compliance para estacionamentos também pode ter muito a ver com o atendimento ao cliente. Confira – 5 dicas para melhorar o atendimento em estacionamento.

Objetivos do compliance

Para melhor entendimento dessa atividade, tanto no compliance para estacionamentos quanto para as demais empresas, vamos traçar alguns objetivos gerais.

  • Desenvolver um código de conduta de fácil e rápido entendimento;
  • Disseminar e sempre reforçar para todos os colaboradores a importância de seguir o código, dando o exemplo para incentivá-los;
  • Desenvolver maneiras internas de denúncia, para que os próprios colaboradores possam relatar atitudes ilícitas, mesmo as de superiores;
  • Utilizar todas essas atividades para manter a postura mesmo em situações que aparentam estar “legais”;
  • Preservar ao máximo uma imagem íntegra e idônea do negócio.

E o compliance para estacionamentos, como funciona? 

Existem algumas situações desagradáveis que ocorrem em alguns estacionamentos que fazem com que a pessoas fique com uma imagem um pouco deturpada desse tipo de negócio.

Para isso existem alguns pontos específicos que devem ser colocados em foco na hora de desenvolver um compliance para estacionamentos e eles vão desde a gestão até o atendimento.

Analisar situações possíveis de risco é uma delas, por isso é importante tentar encontrar os momentos que mais podem apresentar problemas. Um exemplo que sempre ouvimos é a falta de confiança nos serviços de valet, as pessoas não se sentem bem em confiar seu veículo na mão de desconhecidos.

É importante inclinar a prática para que essa área seja abrangida. Outros casos recorrentes são os que dizem respeito às leis descumpridas, como por exemplo os estacionamentos que não possuem vagas destinadas ou até mesmo os que insistem em não se responsabilizam por objetos perdidos, duas situações que são previstas por lei.

Por conta disso, o sistema de denúncias e monitoramento é tão importante, para que situações como essas sejam eliminadas pela raiz. Porém para que isso ocorra, é fundamental incluir o treinamento e a comunicação clara em seu negócio.

Todos os membros da sua equipe devem estar cientes do compliance para estacionamentos para que cada um desses, e outros itens desagradáveis sejam evitados.

Conclusão

O compliance para estacionamento é a melhor maneira de garantir boas práticas em seu negócio, não apenas para o comprimento da lei, mas também para preservação da imagem do mesmo.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre como aprimorar o serviço do seu estacionamento? Confira mais artigos como esse no Blog da Auto Park.