Mobilidade Urbana: Possibilidades de 2020

Que a mobilidade urbana é um dos temas mais populares do século, isso você já sabe. Mas já se perguntar o motivo desse tema ainda ser tão debatido e incluído em metas para desenvolvimento das cidades, mas pouco implementado?

Isso por conta da mobilidade urbana ser uma prática que depende de diversos fatores, como: baixo custo, forma rápida de uso, conforto, eficiência e sem cuidado com o meio ambiente. O implementação de uma forma de mobilidade urbana eficaz se torna um pouco mais difícil, e principalmente, pelo fato em que deve ser pensada de forma coletiva por quem a desenvolve, e por quem a utiliza.

Confira agora as possibilidade de desenvolvimento da mobilidade urbana em 2020:

° Carros elétricos: Diferente do que muitos pensam, o carro não é o inimigo número um da mobilidade urbana, ao contrário, o carro no modelo antigo que conhecemos e tanto usamos gera uma forma de locomoção “não limpa”, ou seja, afeta muito o meio ambiente e atrelado a falta de planejamento dos grandes centros urbanos acaba virando um alvo para as críticas. Mas não se trata sobre banir o uso, mas educar e restringir as formas que as pessoas se relacionam com os carros.

O uso dos carros elétricos tendem a crescer até 20 milhões  em 2020, segunda a agência especializada em energia (The International Energy Agency). E no Brasil será primordial a atualização da frota de veículos e implementação do maior número de veículos elétricos, viabilizando a aquisição de uma maior parte da população.

Conheça mais sobre o Futuro da Mobilidade e suas inovações

° Uso consciente dos meios de transporte: Essa iniciativa parte da sociedade, pois como alertamos anteriormente, a mobilidade urbana depende de todos nós!

Então que tal aprender novas formas de se locomover de maneira mais consciente?

Confira 4  passos que irão ajudar a tomar decisões de mobilidade urbana mais sustentável:

  • Caminhe até os seus destinos com curta distância, isso por conta do transtorno de estacionar o seu carro em diversas vagas para realizar ações que poderiam facilmente ser resolvidas com caminhadas de curta duração.
  • Uso mais transporte coletivos, essa iniciativa é a mais conhecida entre todos, mas não se refere apenas ao transporte público. Mas também apps, carona solidária, coletivos de sua empresas e outros meios que reduzem a quantidade de carros nas ruas e unem essas pessoas em um único meio de transporte.
  • Use estacionamentos para longos períodos de permanência,   apesar de ser mais econômico usar vagas de rua para longos períodos de permanência, como por exemplo o período de trabalho, também devemos pensar no contexto geral, e ajudar pessoas que procuram uma vaga de rua para uso de apenas uma hora, enquanto você a ocupa por um dia todo.

Saiba também quais o novos tipos de estacionamentos

  • Entenda sobre o tema,  pois muito se ouve sobre mas pouco se pesquisa com relação às novas tendências e práticas de mobilidade urbana. E como toda causa social, devemos entender sobre o assunto e compartilhar os conhecimentos com as pessoas próximas.

Agora que você já entendeu um pouco sobre as possibilidades e necessidades das práticas para o desenvolvimento da mobilidade urbana neste novo ano, compartilhe nos comentários o que conhece sobre o  tema e quais das práticas acima você já realiza.