Dicas para gestão de um estacionamento em unidade de rua

O estacionamento em unidade de rua é um dos principais métodos do mercado. Aqui no blog da Auto Park, já falamos sobre hospitais, instituições de ensino, empresas, shoppings, centros culturais e aeroportos, por conta disso, o texto de hoje será justamente o que estava faltando

Portanto, as unidades de rua são a primeira coisa que vem em nossa mente ao pensar no segmento de estacionamentos. Vamos entender mais sobre ele. 

O que é um estacionamento em unidade de rua?

Esse segmento se refere aos estacionamentos que não estão diretamente ligados a alguma instituição, seja ela pública ou privada. Logo, é um negócio por si só, no qual os veículos são estacionados para que o motorista chegue ao destino próximo.

Dessa forma, eles funcionam em algum terreno que está voltado para rua – geralmente em locais de alta movimentação -, e podem ser utilizados por vários tipos de públicos e não apenas por um específico. 

Nesse sentido, a unidade de rua é uma ótima opção, tendo em vista a alta demanda de carros nos centros urbanos da atualidade. Além da rentabilidade, algumas pesquisas apontam que esse tipo de estacionamento é um dos principais aliados da mobilidade urbana.

Assim, todos esse benefícios acarretam em uma grande quantidade de interessados em empreender em um estacionamento em unidade de rua. No entanto, se as oportunidades e a demanda estão altas, já dá para imaginar que esse crescimento é paralelo em concorrentes.

Logo, para se estabelecer com seu empreendimento é preciso se destacar, e foi pensando nisso que a Auto Park separou algumas dicas exclusivas.

Escolha bem a sua localização

Como já citado, essa modalidade pode ter uma alta demanda, mas fique atento, pois isso ocorre em lugares de alta movimentação.

Entretanto, esses locais não são necessariamente os ideais para investir o seu dinheiro, visto que locais de alta passagem de veículos talvez já possuem estacionamentos bem estabelecidos.

Portanto, para escolher a localização seu empreendimento é importante pensar tanto no movimento, quanto na concorrência e o quanto ela está consolidada.

Monte a tabela de valores

Aqui, não basta apenas visualizar os outros estacionamentos e fazer uma média de preço. Tente descobrir a renda média de quem trabalha ou mora próximo ao seu estabelecimento, além de conferir os preços da concorrência.

Vale lembrar que esse preço é também um dos principais fatores de decisão em locais de alta concorrência. Por isso, saiba usá-lo a seu favor sem sair prejudicado.

Invista em segurança

Esse é outro fator decisivo de alta importância, principalmente quando se trata de um estacionamento mensalista ou diário.

Além de investir na segurança propriamente dita, é interessante comunicá-la aos seus possíveis clientes. Assim, posicione placas e outros avisos como “monitoramento 24 horas”, “câmeras”, “cerca elétrica”, “segurança”, entre outros no entorno de seu estacionamento.

Porém, algumas dessas medidas podem ser bem caras, podendo refletir até mesmo na sua tabela de preços. Por conta disso, é importante colocar na balança as suas necessidades para que a escolha não seja feita de maneira errônea.

Disponibilize vagas preferenciais

As vagas destinadas a idosos, deficientes e gestante são previstas por lei, visto que existe uma porcentagem de vagas que todos os estacionamentos devem disponibilizar para aqueles que têm direito às mesmas.  Por isso, é muito importante demarcá-las e sinalizá-las com cuidado e atenção.

Cuide da aparência

A aparência é o cartão de visitas e a identidade de seu estacionamento. Cuidar de questões como iluminação, sinalização, pintura e limpeza do seu empreendimento não é somente uma forma de se destacar e captar clientes mas, sim, uma maneira de ser lembrado e fidelizá-los em seus serviços.

Treine os seus colaboradores

Tenha em vista quem vai prestar o atendimento aos seus clientes [link 18.11], é preciso desenvolver diretrizes e métodos padrões para que nenhuma escolha errada seja feita. Para  isso, é relevante manter os membros da equipe informados e monitorados.

Um cliente que teve uma boa experiência vai voltar mais vezes e comentar a respeito do lugar. Logo, para se destacar da concorrência, é muito importante ter uma boa imagem de seu serviço.

Concluindo

Apesar do estacionamento em unidade de rua ser uma grande oportunidade, existem alguns detalhes que devem ser notados. 

Além disso, algumas medidas fazem uma grande diferença na sua gestão, como bom atendimento, investimento em segurança, escolha de local e valores.

Gostou deste conteúdo? Entre no blog da Auto Park e confira mais dicas com essas.