Como treinar a equipe de atendimento de um estacionamento?

Como treinar a equipe de atendimento de um estacionamento?

Muitas pessoas consideram que o grau de exigência para funcionários de estacionamentos é baixo.  

Infelizmente neste caso é um ledo engano, pois estes funcionários têm um papel muito importante, não apenas nas atividades operacionais, mas também nas ações que envolvem o planejamento e a gestão do negócio.    

Saiba contratar

Por isso, antes de pensar no treinamento é super importante saber contratar, analisar o histórico profissional, a experiência e realizar uma análise comportamental desses potenciais candidatos. Esses são pontos fundamentais para o sucesso na formação de uma equipe vencedora para o seu estacionamento. 

Integrar é preciso

Mas, a contratação não é o único requisito a ser considerado. A integração adequada do funcionário tem um papel importante. Neste caso, a participação dos chefes de setor e o treinamento especializado na função contratada fará toda a diferença na evolução profissional do novo funcionário. É necessário criar a cultura de pertencimento para que todos entendam o seu papel na organização.

A primeira impressão é a que fica 

Mesmo com a forte evolução tecnológica, o papel da equipe de atendimento, seja pessoalmente ou por via eletrônica, tem uma função primordial dentro de um estacionamento. Principalmente porque o papel do atendimento vai muito além de um relações públicas, seu objetivo é potencializar o fluxo do estacionamento, demonstrando agilidade e assertividade em suas ações, sempre de forma clara e objetiva.

Para isso, é importante estabelecer um protocolo de trabalho definindo todos os pontos de contato com os clientes, criando cenários de conflitos, possíveis crises e atitudes a serem tomadas em cada caso.

Mais do que empatia é fundamental passar credibilidade.  Por isso a necessidade de um bom treinamento, pois ele evita falhas, melhora a performance e gera mais lucro.

Domínio Tecnológico

São inúmeros os recursos disponíveis na gestão de atendimento de um estacionamento. Atendimento remoto de cancela, suporte no atendimento para Pague Fácil, segurança por monitoramento de câmeras e etc. 

Mas, de nada adianta investir em tecnologia sem a qualificação técnica dos operadores. A pior sensação para o cliente é a de se sentir sozinho na hora de utilizar um novo recurso do qual não está acostumado, ou buscar ajuda e descobrir que o funcionário não está qualificado para ajudá-lo. 

Toda nova tecnologia oferece um treinamento qualificado para as empresas que fazem sua aquisição. Mas, é importante sempre qualificar mais de uma pessoa em cada função para que esse conhecimento possa ser transmitido e para que você não fique na mão, no caso do funcionário ficar ausente ou sair da empresa.

Simpatia acima de tudo

Qualquer problema fica mais fácil de resolver se gerarmos um clima de empatia com o cliente. Isso pode ajudar a tranquiliza-lo e inclusive ganhar tempo na solução de um problema.  É normal para cargos funcionais e repetitivos que as pessoas acabem automatizando seus processos e atendendo de forma fria o cliente.