fbpx

Como fazer administração de Estacionamento em Hospitais?

Fazer a administração de um estacionamento não é tão simples. É preciso entender quais as principais necessidades das pessoas que o utilizam e estar atento às mudanças do setor.

Cada tipo de estabelecimento requer uma série de procedimentos diferentes, seja na organização do layout do espaço ou na implementação das ferramentas de gestão.

Quando a pessoa procura por um hospital, normalmente é por alguma questão delicada de doença, ou até de maternidade. Com isso, diferente de estacionamentos em áreas de lazer, como o shopping, a preocupação com atendimento e sinalização deve ser ainda maior.

Confira cada uma das nossas dicas e saiba o que é essencial na hora de realizar a administração de estacionamentos em hospitais!

O atendimento

A equipe disponível para o atender os usuários deve ser capacitada de forma adequada. Ela precisa estar pronta para auxiliar os visitantes em momentos de maior tensão ou no caso de locomoção reduzida. É o caso das gestantes que chegam às pressas no estacionamento, já entrando em trabalho de parto.

Ter um procedimento de atendimento para esses casos é muito importante. O apoio adequado numa hora delicada como esta faz toda a diferença. O paciente muitas vezes chega aflito e nem consegue pensar com clareza em como sair do estacionamento e se direcionar a recepção do hospital, cabendo a equipe dar o devido suporte.

O atendimento remoto também deve ser feito com muito cuidado para que seja simples e de fácil uso. Os totens de autoatendimento, por exemplo, devem estar bem localizados e ter um passo a passo simples em cada função.

A sinalização

Desde a rua de acesso ao hospital, a sinalização é de extrema importância. Logo ao se aproximar do local o motorista deve identificar a entrada dos veículos e por onde ir até a vaga.

Ao entrar, o sentido do fluxo de veículos precisa estar bem demarcado, para evitar colisões ou engarrafamento dentro do estacionamento.  Nada é mais irritante do que estar com pressa para um atendimento médico e ficar preso no estacionamento do hospital.

Encontrar facilmente as vagas disponíveis é um item importante. Investir em sistemas de controle e indicação de vacância, como sinalizadores de led, é uma ótima opção. Desta forma, os motoristas não perdem tempo rodando pelo estacionamento em busca de uma vaga.

Além disso, as placas de sinalização merecem atenção especial. Elas precisam ser chamativas e estarem em lugares estratégicos. Assim que a pessoa entrar no estacionamento do hospital, deve conseguir identificar facilmente os acessos às dependências do local.

Fora as placas de trânsito e corpo de bombeiros, é possível colocar a identidade visual nas placas indicativas. Placas que indiquem a direção da recepção e dos quartos dos pacientes podem ter uma aparência mais atraente, desde que seja preservada a legibilidade.

A Segurança e controle

Todo o cuidado com a estrutura física e atendimento pode ser comprometido pela falta de segurança. De nada adianta o estacionamento ser bonito e bem sinalizado se o paciente encontrar seu carro danificado.

Implantar mecanismos eficientes de controle e segurança é imprescindível. Ter um sistema centralizado de controle pode ser a melhor opção para o estacionamento do hospital.

Gostou das nossas dicas sobre administração de estacionamentos em hospitais? Quer saber mais? Então entre em contato conosco clicando aqui!