Como o marketing pode contribuir para aumentar os lucros do seu estacionamento.

O marketing para estacionamentos não se resume somente a promoções e placas.

Neste caso está muito mais relacionado a experiência do cliente, a uma boa estratégia de branding, ao tom de voz da comunicação e por último a comunicação visual propriamente dita.

Por isso, esse é um assunto levando a sério na Auto Park, onde uma equipe especializada concentra seus esforços diariamente para entregar a melhor experiência aos usuários e proprietários dos nossos estacionamentos.

Sendo assim, decidimos compartilhar com você como funciona o marketing aplicado aos estacionamentos. É importante que você obedeça sempre aos seguintes pontos:

 

  1.  Planejamento de Marketing

O marketing impacta sua estratégia muito antes do que você imagina. Pois, é através da análise do seu Planejamento Estratégico, que podemos analisar o objetivo do seu negócio e o público alvo que você quer impactar. Ex: Se o seu estacionamento atender a demanda de um shopping, hospital, instituição de ensino e etc.

Neste caso você também terá acesso a dados estratégicos da quantidade de carros, potencial de faturamento, planejamento de engenharia e arquitetônico. Todas informações muito importantes para você definir seu OKR (Objetivos e metas) de Marketing e seus medidores de performance (KPI’s) do seu negócio.

 

  1. Estratégia de Branding

A construção da sua marca e posicionamento também são itens muito importantes na estratégia de marketing do seu estacionamento. A criação de uma identidade visual forte, pode ser um grande aliado na hora de passar credibilidade do serviço que você está oferecendo. As cores, formas e regras de aplicação são definidas nesta fase. A Brand Voice, o tom de voz da comunicação com seus diversos públicos, é fundamental para transmitir seus valores para seus potenciais clientes.  Tudo deve estar documentado e devidamente explicado para que todos os stakeholders possam compreender de forma rápida e fácil o seu propósito e sua cultura organizacional.

O manual de identidade visual define de forma clara todas as aplicações, da papelaria básica, passando pelos uniformes, sinalização interna, externa e de frota, identidade funcional e muito mais.

 

  1. Experiência do Cliente

Esse é um ponto fundamental para um bom marketing do seu estacionamento.  Pois, planejar e construir essa experiência requer ferramentas e conhecimento técnico, ou seja, muito mais do que se colocar no lugar do cliente. Ex: É preciso levar em consideração que essa jornada do cliente começa fora do estacionamento, através de um acesso fácil e que respeite as regras de circulação e sinalização da via. Mas, claro que o grande impacto começa a partir da entrada do veículo, onde os recursos tecnológicos e visuais colaboram de forma direta, combinando tempo de deslocamento e fluxo, inclusive de pedestres que fazem total diferença para os clientes.

Sentir que foi tudo pensado, e perceber valor em relação a outras experiências em estacionamentos pode ser fundamental para um bom marketing.

 

4) Comunicação Visual

É importante avaliar os impactos financeiros na construção de uma boa comunicação visual para o seu estacionamento. A necessidade de manutenção frequente, a apresentação da comunicação e a sua função junto aos diversos tipos de clientes.  Tudo deve ser levado em conta, para que respeite a identidade visual criada, e transmita os valores criados para a marca.  A padronização através da criação de um manual de sinalização auxiliará positivamente para esse trabalho.  O acompanhamento diário e manutenção das sua sinalização demonstra a preocupação da empresa com o bem estar dos seus clientes.

 

A Auto Park construiu essa expertise ao longo dos seus mais de 30 anos de mercado, atendendo a diversos segmentos na terceirização dos seus estacionamentos, sejam grandes shoppings centers, aeroportos, hospitais, instituições de ensino, hotéis, edifícios comerciais e centros esportivos. Tudo para oferecer a você proprietário ou CEO desses perfis de empresa, não só um serviço profissional e de alto nível, mas uma operação consolidada e rentável dentro das melhores práticas do mercado.