Inovação em estacionamentos: tudo o que eu preciso saber

Quem está presente dentro do mercado de estacionamentos sabe que, muitas vezes, ele pode ser um pouco tradicional, porém, grandes iniciativas para as novas relações econômicas estão sendo apresentadas ao longo dos últimos anos.

Em maio de 2019 ocorreu o primeiro Parking Lab Expo, evento nacional voltado para temas presentes no mercado de estacionamentos. Nele, foram apresentados e debatidos as novidades em relação a inovação em estacionamentos.

Tendo em vista essas novidades, é muito importante estar ligado às suas principais ideias e como elas beneficiam a indústria. Afinal de contas, estamos em um momento econômico de grande mudanças e conectividade.

Os aplicativos de transporte como o Uber e 99 Pop, por exemplo, estão cada vez mais fortes, e junto a eles há uma crescente discussão a respeito de mobilidade urbana. As pessoas estão preocupadas com seu tempo e a sua segurança dentro dos grandes centros urbanos.

Por isso, quem pretende executar um projeto na área de estacionamento precisa estar atento as inovações e tecnologias disponíveis.

Mas como a inovação em estacionamentos pode ajudar nessas questões? 

Todas as novidades giram em torno da tecnologia, sendo assim, a ideia geral é tornar a experiência do cliente o mais agradável possível.

A primeira ferramenta que já está em uso é o aplicativo de estacionamento. Com esses aplicativos, é possível checar a disponibilidade, reservar uma vaga e até mesmo realizar o pagamento.

Tecnologias como essa podem, além de facilitar o processo do usuário, ajudar no problema da mobilidade urbana, visto que em torno de 25% do tráfego urbano é resultado de pessoas que estão procurando vagas.

Quando a pessoa sabe exatamente para onde que ir, ela não possui a necessidade de ficar rodando devagar, o que, consequentemente, diminui o fluxo de carros na cidade.

Outra inovação em estacionamentos que pode beneficiar essa mesma questão é a parceria com os serviços de aluguel de bicicletas e patinetes, dando a possibilidade de estacionar a uma distância maior do seu destino principal.

E a inovação em estacionamentos pode acrescentar na segurança? 

Uma das principais preocupações aqui no Brasil é a segurança. Devido aos elevados índices de criminalidade, a segurança deve, sim, ser um ponto a ser considerado no segmento de estacionamentos.

95% das garagens ainda utilizam um sistema automatizado de tíquete, porém, esses comprovantes não estão associados especificamente aos carros.

Um sistema de leitura automática de placas resolve esse problema e, quando combinado com os aplicativos, o pagamento automático torna-se viável, evitando a abertura de janelas.

Esse sistema também é interessante porque já existem projetos de parceria com o poder público para os estacionamentos monitorarem a entrada de carros roubados caso estacionem em uma de suas vagas.

A redução do uso de dinheiro vivo também é uma medida que aumenta a segurança. O método de pagamento ideal seria o crédito direto, mas a preferência pelo cartão já é um grande passo.

Outra aposta para o futuro são as garagens robotizadas. Nesse tipo de estacionamento, o cliente deixa o carro em um elevador que guarda e devolve o automóvel sem a necessidade de interação com terceiros.

E os valores? 

Visto que muitos proprietários ainda consideram a verba como uma barreira na hora de implementar inovações em estacionamentos, é necessário saber que essas soluções estão se tornando cada vez mais acessíveis para todos.

Essas tecnologias tendem a diminuir os custos gerais do estacionamento, porém, a mão de obra terá de ser especializada.

É visível a transição dos controles manuais e, por isso, torna-se necessário mais pessoas para a operação de novas tecnologias. Essa mão de obra, por sua vez, já está se qualificando e atuando nessa e outras áreas, gerando resultados otimistas para o mercado.

Gostou deste artigo sobre inovação em estacionamentos? Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato conosco clicando aqui.