Drop Off e Pick-up Zone – Entenda o futuro dos estacionamentos

Com a nova viragem do século, o maior investimento em práticas sustentáveis e a necessidade de se pensar com urgência em novas formas de mobilidade urbana,  surgem diversos temas que geram uma certa imprevisibilidade ao que se refere ao uso de carro e o investimento em estacionamentos, ou até mesmo qual o futuro dos estacionamentos. Sendo visto como um empreendimento de alta rentabilidade no último século, os estacionamentos podem ter uma queda nas suas práticas de consumo com a diminuição do uso de veículos em nossa sociedade?

Ao contrário do que muitos pensam, os estacionamentos podem se reinventar e seguir por muitos anos em ascensão do mercado automobilístico e social.

E para explicar melhor essa funcionalidade e responder perguntas frequentes, vamos lhe explicar um pouco sobre as novas tendências e o futuro dos estacionamentos no país.

Os estacionamentos Drop Off e Pick-up Zone podem ser considerados estacionamentos com novas funcionalidades além das já utilizadas atualmente, ou seja, os estacionamentos estão expandindo os tipos de serviços prestados e buscando novas formas de atrair o público ou contribuir para a mobilidade urbana. As formas mais comuns encontradas são:

  • Estacionamentos que servem também de espaço para encontro de pessoas para embarque e desembarque de caronas coletivas.
  • Embarque e desembarque de app de motoristas particulares ou meios de transporte alugados como bikes e  patinetes eletrônicos.
  • Eventos em contraturnos, estacionamentos em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo alugam seus espaços para eventos durante o período que não realizam atendimentos.
  • Postos de recarga dos carros elétricos e permanência dos carros autônomos, e é neste ponto que a modernidade pode assustar algumas pessoas, ou parecer inviável a outras. Mas a realidade é que nesta nova década as tecnologias e formas que nos relacionamos com a mobilidade urbana irá mudar. E é neste momento que ver além trará o aprimoramento e o sucesso de seu estacionamento.

Mas afinal o que é estacionamentos Drop Off e Pick Up Zone?

Este é um formato de serviços para estacionamentos que são muito comuns nos Estados Unidos, principalmente para utilização de grandes estacionamentos em eventos, parques e condomínios. E o serviços costuma ser gratuito e ter algumas orientações de uso conforme o estabelecimento.

E se trata basicamente de um ponto de desembarque, que poderá dispensar o pagamento do estacionamento e apenas considerar o tempo de estadia para que você possa desembarcar no local.

Lembrando que o embarque deve ser acordado com o seu motorista, conforme limitação do local e previsão de partida. Chamado de pick up, como um ponto de encontro que pode ser estipulado tanto pelo local frequentado, assim como o ponto de encontro marcado com sua carona ou motorista particular.

Confira também 6 tipos de serviços encontrados em estacionamentos

A necessidade de debater sobre temas relacionados à mobilidade urbana, têm feito com que grande parte dos empreendimentos realizem uma tarefa complexa de se reestruturar para seguir uma nova visão coletiva. Essa visão preza pelo desenvolvimento de novas formas de nos relacionarmos com o meio ambiente, adotando práticas de diferentes formas de transporte, acessibilidade, desenvolvimento urbano, atividades econômicas e sociais.

Gostou desse tipo de conteúdo? Então venha conhecer mais sobre a Auto Park e como podemos ajudar no seu negócio, clique aqui.