Como será o estacionamento do futuro?

Como será o estacionamento do futuro?

 

No início do ano passado, antes da pandemia, havíamos pontuado em algumas matérias que a tendência dos estacionamentos no futuro iria mudar. O foco estaria mais nas pessoas e menos nos carros. Com a pandemia presente, e toda a mudança social que ela trouxe, podemos perceber que o estacionamento do futuro está cada vez mais próximo, e algumas mudanças já estão acontecendo.

 

Confira:

 

– Transformação digital:  já vemos que alguns estacionamentos possuem algum grau de integração digital, oferecendo soluções como notificação eletrônica de vagas disponíveis e leitura digital de placas. Mas, uma segunda onda digital já é tendência, com integração de aplicativos onde as pessoas possam tanto fazer reservas de vagas, como buscar melhores horários de trânsito e escolher sua forma de pagamento. Os clientes cada vez mais vão querer realizar todo o processo sem necessidade de contato físico com pessoas e equipamentos, garantindo mais segurança e menores riscos de contaminação.

– As pessoas estão preferindo estacionar o seu carro:  logicamente o medo da pandemia é o principal fator, mas alguns clientes também preferem estacionar eles mesmos pela comodidade e agilidade. Uma oportunidade para que os estacionamentos que oferecem essa facilidade possam ganhar competitividade.

– Conveniência: estacionamentos que oferecem serviços além de estacionar o carro tendem a ser mais buscados. Um estacionamento que é também um “Hub” de conveniência, além de agregar mais valor,  também fideliza e atrai novos clientes. A oferta de diferentes serviços e conveniências permite que o usuário do estacionamento poupe tempo de deslocamento e consiga resolver mais necessidades em um só local. São muitas as opções de serviços que podem ser oferecidos em um estacionamento: locação de carros e bicicletas, revisão automotiva, recarga de veículos elétricos, pop-up stores, vending machines, self storage, restaurantes focados em delivery, entre outros. O mais importante é entender o perfil do público do seu estacionamento e oferecer serviços que atendam às suas necessidades do dia-a-dia.

Talvez o cliente, em um primeiro momento, esteja buscando somente um valor mais baixo ou um estacionamento mais próximo. Nós acreditamos na evolução deste conceito, em um futuro em que estacionamentos digitalizados e com uma oferta completa de serviços se tornarão peça-chave na mobilidade urbana.