Estacionamento subterrâneo: o que eu preciso saber?

Um estacionamento é, sem dúvidas, um grande empreendimento. Seja particular, exclusivo ou público, esse serviço tem como objetivo conservar a ordem pública dos espaços urbanos através de um lugar organizado para o armazenamento de veículos.

A demanda para este serviço é muito alta dentro dos centros urbanos, visto que os carros ainda são o principal meio de transporte dentro das cidades, e, com um espaço cada vez mais reduzido, uma alternativa viável é o estacionamento subterrâneo.

Às vezes não é tão fácil encontrar um lugar para estacionar e isso reflete em inúmeros problemas, como congestionamentos ou poluição excessiva. De 30 a 60% dos carros que circulam nas cidades estão procurando uma vaga disponível.

Um estacionamento subterrâneo é um ótimo acréscimo para o espaço urbano, pois, com os carros guardados embaixo da terra, o espaço que seria destinado para as vagas abertas pode ser reutilizado para o aumento das vias, construções, praças e áreas verdes.

Porém, nem tudo é tão simples: empreender em um estacionamento subterrâneo é uma atividade complexa devido a vários fatores que devem ser considerados.

Planejamento

É preciso ter dobro de atenção na hora de idealizar um projeto arquitetônico de um estacionamento subterrâneo.

A estrutura deve ser totalmente segura para evitar problemas futuros e, ao mesmo tempo, os pilares de sustentação devem estar em uma disposição confortável para a circulação.

Todo o posicionamento dos itens do estacionamento – cancelas, totens, placas – deve ser traçado junto ao planejamento para não resultar em conflitos durante a construção.

Portanto, o projeto do estacionamento deve ser extremamente detalhado e incluir todos os componentes da construção.

Burocracia/Preço

Uma obra de escavação para um estacionamento subterrâneo exige um maquinário de alta qualidade e precisão, juntamente com uma mão de obra qualificada. Esses são apenas um dos extensos gastos.

Os engenheiros e arquitetos também devem estar atentos a uma outra exigência: as regras e normas legais.

Assim, um projeto dessa magnitude deve seguir estritas normas estabelecidas pelo poder público antes, durante e depois da obra ser executada. A maioria delas são relacionadas à segurança e visam o bem-estar e a integridade urbana.

Essas normas podem variar dependendo do lugar que o projeto se encontra, portanto, é necessário uma equipe ou pessoa responsável pelo relacionamento com o Estado, alvarás, fiscalizações e exigências, visto que cada um desses itens compromete diretamente o empreendimento se não for atendido com precisão.

Equipe 

Como pudemos ver nos itens anteriores, a complexidade de um estacionamento subterrâneo é extensa.

É importantíssimo ter uma equipe altamente qualificada desde o planejamento até a finalização e funcionamento do projeto, devendo sempre contar com profissionais experientes e de confiança.

Pesquisar, ver projetos anteriores e buscar indicações são atividade essenciais na hora de definir quem fará parte dessa construção, trazendo segurança e estabilidade para o gestor.

Além disso, outro ponto positivo de montar uma boa equipe é a habilidade de resolver eventuais problemas. Imprevistos e erros podem ocorrer, mas com as pessoas certas trabalhando em conjunto, as falhas podem ser contornadas sem muita dor de cabeça.

Conclusão

Esses são alguns dos fatores que se deve ter em mente na hora de idealizar e empreender em um estacionamento subterrâneo.

Por mais que seja um projeto a ser executado com muita cautela, o retorno supera qualquer questão, e beneficia tanto o empreendedor, quanto o espaço urbano em que o estacionamento é inserido.

Quer abrir um estacionamento subterrâneo e deseja consumir mais conteúdo como este? Confira aqui.