fbpx

Conheça as tendências no mercado de estacionamentos brasileiro

O Brasil tem uma frota significativa de veículos que tem crescido nos últimos anos. Em 2018, dados do IBGE mostram que o número de veículos chega a quase 100 milhões no país, sendo 53 milhões só de automóveis.

Esse número expressivo de veículos aumenta a preocupação com soluções inteligentes de mobilidade urbana, inclusive com os diversos estacionamentos espalhados pelo território brasileiro. Só em São Paulo, são necessárias mais de 500 mil vagas para acomodar os veículos no trajeto para o trabalho, em shoppings ou alguma outra área de lazer.

Como resolver essa necessidade?

Nas grandes empresas, a tendência de terceirizar serviços como o estacionamento tem se consolidado. Os gastos para manter um estacionamento são grandes e vão desde a contratação de pessoal a tecnologias de gestão. Transferir a responsabilidade de administração é uma das alternativas adotadas pelo mercado brasileiro para não sobrecarregar a empresa com as despesas.

Além disso, a terceirização não tem sido apenas uma opção para reduzir os custos,mas também para oferecer mais qualidade nos serviços. A empresa pode dar mais atenção a suas atividades e deixar a gestão do estacionamento com empresas focadas no assunto.

É importante passar uma boa impressão aos seus clientes desde o primeiro contato ao entrar na empresa até o momento da sua saída. Por isso, as empresas buscam na terceirização um atendimento diferenciado e a excelência nos serviços prestados em seus estacionamentos.

Como as empresas terceirizadas podem ajudar?

As empresas especializadas em estacionamentos trazem sempre novidades tecnológicas que simplificam a gestão e aumentam a segurança na guarda dos veículos. A constante inovação das tecnologias é essencial para acompanhar as mudanças do mercado e manter o cliente satisfeito.

As terceirizadas buscam implantar soluções práticas que atendam às necessidades dos clientes, investindo nos melhores recursos de gestão.São ferramentas de controle de fluxo de veículos, indicadores de vagas disponíveis, acessibilidade para motoristas com necessidades especiais, e até aplicativos para atender o cliente com mais rapidez.

Os aplicativos voltados para a mobilidade urbana tem ganhado destaque no mercado brasileiro de estacionamentos. Com eles é possível encontrar as vagas disponíveis mais próximas, agendar a entrada e saída do veículo e realizar o pagamento online. Essa facilidade de poder resolver tudo na palma da mão tem ganhado o coração de muitos brasileiros, tornando os mais fiéis aquele estacionamento.

Como favorecer o meio ambiente?

Outro ponto tem fortalecido a tendência de terceirização de estacionamentos, a preocupação com o planeta. Ter um ambiente otimizado com soluções amigáveis ao meio ambiente é uma das apostas do mercado. São estacionamentos que funcionam com energia limpa, como a energia solar, tem tecnologia para reduzir a emissão de gás carbônico, postos para a recarga de carros elétricos, entre outras soluções verdes.

A intenção é impactar o mínimo possível o meio ambiente usando tecnologias de ponta. Essas soluções ainda trazem uma economia significativa a longo prazo, permitindo até que o estacionamento seja autossustentável.

Os especialistas têm buscado acompanhar essa evolução do mercado. O objetivo é aprender com as inovações tecnológicas e expandir seu uso para a maioria dos estacionamentos brasileiros.

Quer entender como isso pode se aplicar no estacionamento da sua empresa? Entre em contato conosco e marque uma consultoria!